segunda-feira, 28 de março de 2011

João Pedro Mésseder esteve na nossa escola!

Hoje, 28 de Março, o escritor João Pedro Mésseder esteve na nossa escola. Os alunos dos 2º e 3º ciclos fizeram 4 apresentações, muito originais, baseadas nas obras de Mésseder.

O escritor viu, comentou, respondeu a diversas questões formuladas pelos alunos e autografou livros.

Foi, sem dúvida, uma manhã muito bem passada e uma oportunidade única dos alunos contactarem com um autor de muitos livros que existem na nossa Biblioteca!

Aqui ficam registados alguns desses momentos:


quinta-feira, 24 de março de 2011

Hora do conto "A árvore generosa"



















Durante o mês de Março, os Animadores da Biblioteca Municipal vieram às Bibliotecas Escolares do 1º ciclo, durante a Semana da Leitura, apresentar o conto "A árvore generosa", de Shel Silverstein. Muitos alunos puderam assistir à narração desta história que relata a relação "afectiva e comovedora" entre um menino e uma árvore, ao longo da vida.



Se quiser vizualizar a história poderá fazê-lo agora:







quarta-feira, 23 de março de 2011

Concurso "Ler, escrever e imaginar"




O departamento de Línguas da nossa escola dinamizou, no passado dia 16 de Março o Concurso "Ler, escrever e imaginar". Houve uma grande adesão dos nossos alunos. A lista dos alunos vencedores, nas disciplinas de Inglês, Francês e Língua Portuguesa, já estão disponiveis:

Dia 21 de Março - Dia Mundial da Poesia








O Dia Mundial da Poesia foi assinalado, na nossa escola, com a selecção de diversos poemas de autores portugueses, que foram afixados nas portas das salas de aula. Deste modo, todos puderam ter o prazer de ler um poema, num dia muito agradável, com muito Sol e em que se iniciou a estação do ano mais bonita! A Primavera (numa altura em que os dias são iguais às noites em todo o mundo!).

Eis alguns dos poemas afixados:




"À conversa com a escritora Alice Rios"











A escritora Alice Rios visitou, durante os meses de Fevereiro e Março as escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância do nosso Agrupamento, tendo apresentado os livros "Os Burlububos e os sem abrigo" e "Os Burlububos e a dança das letras".

Através destas histórias os alunos puderam "viajar" até aos subterrâneos da cidade do Porto (onde vivem os Burlububos!) sendo confrontados com realidades interessantes que contribuiram, com toda a certeza, para a promoção de alguns valores sociais importantes, como a solidariedade, o amor ao próximo, a promoção da leitura, ...

terça-feira, 22 de março de 2011

"À conversa com João Pedro Mésseder"


No próximo dia 28 de Março virá à nossa Escola o escritor João Pedro Mésseder.

Diversas turmas (6ºC, 6ºD, 7ºD, 8ºB e 9ºA) leram alguns dos seus livros e estão a preparar actividades para apresentarem ao escritor, orientadas pelos respectivos docentes de Língua Portuguesa e com o apoio dos docentes da área das Expressões.

A turma CEF de Jardinagem vai colaborar estando, neste momento, a preparar uma lembrança (flores, provavelmente) para oferecer ao escritor. A decoração ficará a cargo da professora Maria José (de EVT).

Parabéns a todos!

Novidades literárias da área da saúde






















O Dia Mundial da Saúde, que será comemorado a 7 de Abril, vai ser devidamente assinalado na nossa escola. A biblioteca irá colaborar com o PESES (Projecto Educação para a Saúde e Saúde Sexual) e irá expôr as obras relacionadas com o tema.

Aqui estão algumas das obras mais recentes nesta área:

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia da Árvore marca o início da Semana Nacional de Leitura






    No dia 18 de Março lá foram os nossos alunos (o Igor do 9ºA, a Ana Filipa do 8ºA e a Eliana do 7ºA) representar a nossa Escola na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura que decorreu na bonita cidade de Sever do Vouga. Participaram neste evento mais de 200 alunos das diferentes escolas do distrito de Aveiro. Quem quiser apreciar um pouco do que aconteceu poderá fazê-lo visualizando o programa "Portugal no coração", hoje, dia 21 de Março.


    Sem dúvida, foi um dia bem passado, e uma experiência muito enriquecedora para os alunos participantes!


    Inicia-se hoje a Semana Nacional da Leitura. Este dia é também o Dia da Árvore, marcando o início da Primavera. Para assinalar estas datas a Biblioteca colaborou com o sub-departamento de Ciências na construção de uma Árvore, cujas folhas contêm mensagens construídas pelos alunos, que deram azo à sua criatividade, tendo construído poemas, frases, rimas, ...

    "A árvore" - de Ana Rita Pinto de Barros - 7ºF

    quarta-feira, 16 de março de 2011

    Biblioconferência - Leituras (a) meias

    No próximo dia 26 de Março realizar-se-á, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, uma Biblioconferência, organizada pelos Professores Bibliotecários e Bibliotecários Municipais de Santa Maria da Feira, onde se vão debater diversos temas, tais como:
    - "Da criança ágrafa ao leitor autónomo - Leituras motivadoras";
    - "Uma bela equação: Livro - Nós - Desejo de leitores";
    - "A geração digital e os novos paradigmas de acesso à informação",
    intercalados por agradáveis momentos culturais.
    Serão palestrantes, entre outros, o Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, o Director Regional de Educação do Norte, o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Entre Douro e Vouga e a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
    Quem quiser participar poderá inscrever-se, a partir dos contactos referidos no Programa que se segue:

    PROGRAMA

    terça-feira, 15 de março de 2011

    Leituras...











    Muitos alunos da nossa escola vêm à Biblioteca. Registámos alguns momentos de grande concentração:

    O Carnaval na Biblioteca







    O Carnaval esteve presente na nossa Biblioteca. Os alunos, nas aulas de EVT, construíram máscaras que expuseram na Biblioteca. Nós registámos alguns desses momentos:



    sábado, 12 de março de 2011

    Concurso Nacional deLeitura - 2ª fase - Programa


    No próximo dia 18 de Março, decorrerá, em Sever do Vouga, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Três alunos da nossa Escola irão participar.

    Eis o Programa para esse dia:

    terça-feira, 1 de março de 2011

    Os livros e os trabalhos manuais







    Esta aluna requisitou um livro, interessante, na nossa Biblioteca. A partir dele, construiu a vela, que se pode observar na imagem.


    Mais tarde, requisitou outro livro ("Trabalhos com papel") e construiu estas flores!


    Aqui está mais uma das funções dos livros!

    A melhor leitora do 2º período

    A Joana Pais, do 5ºE é uma leitora exemplar.
    Já leu, este ano lectivo, 38 livros, 24 dos quais este período.
    Outros alunos já lhe estão a seguir o exemplo.
    Parabéns Joana!