quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Feira do Livro na EB 2,3 de Paços de Brandão













Na última semana de aulas do 1º período realizou-se uma Feira do Livro na Eb 2,3 de Paços de Brandão. Inúmeros livros estiveram à venda, tendo sido adquiridos por muitos alunos, professores e funcionários. Foi mais uma forma da comunidade educativa ter mais um contacto com livros e, com isso, a nossa Biblioteca poderá aumentar e diversificar o seu fundo documental.







terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O 1º ciclo na biblioteca da EB 2,3

























A turma do 3º ano (da professora Arménia) veio visitar a biblioteca da EB 2,3 e a Feira do livro que está a decorrer nessa mesma escola. A professora bibliotecária - Olinda - acompanhou-os nesta visita
Na biblioteca assistiram à leitura do conto



Seguidamente assistiram ao filme "O Ruca e a magia do Natal".
Depois visitaram a Feira do livro!!!
Foi uma manhã chuvosa mas bem passada!!!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Histórias de Natal

Com a aproximação do Natal, há lindas histórias que podemos ler.

Aqui estão algumas delas!!!




Preparação para o Concurso Nacional de Leitura






















Hoje, dia 12 de Dezembro, o 9ºB esteve na Biblioteca, com a professora Alice, a assistir ao reconto da "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda. A turma, que revelou uma ótima postura, esteve sempre muito participativa e interessada. A maior parte dos alunos pretende inscrever-se na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.


RECONTO DA HISTÓRIA
Obs.: Esta história foi criada por alunos do 1º ciclo, sob a orientação da professora Mª Isabel Gaspar Ferreira de Sousa.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Livros novos!



A professora Maria José (de EVT) ofereceu mais livros para a nossa biblioteca.


Desde "Alice no país das maravilhas" de Lewis Carroll até ao "Mandarim" de Eça de Queirós, são muitos os livros desta coleção.


Aparece na biblioteca e requisita um dos seguintes livros:


Alice no país das maravilhas . Cidade proibida . Carmen . O alienista . O último dia de um condenado . Inxalá . O contrabaixo . O espelho da tia Margarida . O mandarim . O médico e o monstro . Moderato Cantabile . Polikuchka, o enforcado . A dama pé-de-cabra . Davy Crockett . Carmilla . O coração das trevas . A ruiva . A criada Zerlina . A história de um sonho . Noites brancas . Voo nocturno . A virgem e o cigano . Os crimes da rua Morgue . Os conjurados . Contos de terror e arrepios.
Poderás encontrar mais, consultando o nosso catálogo

Obrigada professora Maria José!!!

Novos livros



A professora Maria José (de EVT) ofereceu à nossa biblioteca uma coleção de livros muito interessante:


Do romance à aventura, da ficção científica ao conto infantil, poderás seduzir-te com grandes nomes da literatura mundial: Oscar Wilde, Alexandre Dumas, Edgar Allan Poe, entre outros, com a coleção "Biblioteca de Verão".


Passa pela biblioteca e requisita um dos seguintes livros, desta coleção:


. Românticos . Vampiros . Crime . Guerra . Amizade . Aventuras . Policiais . Fantásticos . Encantados . Humorísticos . Lendários . Espantosos . Ficção científica . Coragem . Fantásticos . Fantasma . Fantasia . Comédia urbana . Divertidos . Comédia social . Imaginários . Arrepiantes . Natal . Amores . Dramáticos . Misteriosos . Memórias
Poderás encontrar mais, consultando o nosso catálogo.


Obrigada professora Maria José!!!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Concurso "Uma aventura literária"



No passado dia 25 de Novembro os alunos do 1ºD , da EB1 de Santo António - Rio Meão - assistiram, com muita atenção e curiosidade, à história "A joaninha vaidosa" da Biblioteca de livros digitais. O objetivo desta sessão, era motivar os alunos para a participação no concurso "Uma aventura literária". Seguidamente, os alunos ilustraram a parte da história que mais lhes agradou. Os seus trabalhos já foram enviados para o Concurso!!!



Boa sorte a todos!

Conto a crescer - EB1 de Santo António - Rio Meão










No dia 2 de Dezembro foi apresentado o conto criado pelos alunos do Pré-escolar, no ano letivo transato, aos alunos do 1ºD (que irão dar continuidade a esta atividade). Na Biblioteca, assistiram à apresentação dessa história, que aborda diversas temáticas que se inserem no tema "Desenvolvimento sustentável".


Obs.: Recordamos que este conto pode ser visualizado neste blogue, clicando na etiqueta "Conto a crescer"




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase

O Concurso Nacional de Leitura está aí. Para a 1ª fase, as escolas de Santa Maria da Feira escolheram a extraordinária obra de Luis Sepúlveda "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar". Uma história de amizade, de respeito e aceitação da diferença. Procura-a na biblioteca e increve-te no Concurso!


Aqui está um pequeno excerto da obra:


"A mancha negra. A peste negra. Enquanto esperava o fatal desenlace, Kengah amaldiçoou os humanos.

- Mas não todos. Nada de injustiças - grasnou ela debilmente.

Muitas vezes, vira lá do alto como certos grandes barcos petroleiros aproveitavam os dias de neblina para se afastar pelo mar dentro para lavar os tanques. Atiravam ao mar milhares de litros de uma substância preta e pestilente que era arrastada pelas ondas..."