domingo, 29 de abril de 2012

A "Hora do conto" na Biblioteca de Rio Meão

Na 6ª feira, dia 27/4, as turmas do 3º e 4º anos da EB1 de Santo António - Rio Meão, vieram à Biblioteca assistir à apresentação de 2 contos: "A fábula dos feijões cinzentos" e "A casa que o amor construiu".
Com o primeiro conto, pretendeu-se enriquecer os conhecimentos históricos dos alunos sobre o feriado ocorrido muito recentemente "O 25 de Abril". Com o segundo, pretende-se a promoção da leitura, com o apoio dos encarregados de educação.
Esta atividade vai continuar nas próximas sextas-feiras!!!

Ficam aqui registados alguns desses momentos!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O 25 de Abril na Biblioteca

No dia 24 de abril, quatro turmas do 2º ciclo, vieram à biblioteca assistir à apresentação dos contos "O tesouro" de Manuel António Pina e "A fábula dos feijões cinzentos" de José Vaz.
Foram o 5ºD, o 6ºD, o 6ºA e o 6ºC. 
Nesta apresentação estiveram presentes, além da professora bibliotecária, professores de História, que esclareceram os alunos sobre os acontecimentos históricos ocorridos, há 38 anos, em Portugal. Descobriram também que "O tesouro" de Manuel António Pina era a liberdade, sem nunca esquecer que, como alguém  outrora referiu: "A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade do outro".
O cravo gigante construído pela professora Mª José



Ficaram registados alguns desses momentos.
A professora Maria José (de EVT) colaborou nesta atividade construindo um cravo "gigante" que foi colocado no átrio do ISPAB. Obrigada professora Maria José!

Entretanto, foi feito um desafio aos alunos que participaram nesta atividade: A criação de um acróstico com a palavra liberdade.

A Cláudia Magôlo, do 6ºD, aderiu a esta proposta e aqui está o seu acróstico:

Livre de tudo e de todos
Iguais em dignidade
Batalhão de caçadores
Evolução dos acontecimentos
Dia 25
Abril - Dia da Liberdade
Direito de ser quem é
Eleições livres

segunda-feira, 23 de abril de 2012

À conversa com a escritora Manuela Mota Ribeiro


   No âmbito da Semana da Leitura, a escritora Manuela Mota Ribeiro apresentou as suas obras em todas as EB1 e Jardins de Infância de Lamas e de Paços de Brandão. Obras que abordaram a importância da higiene dentária, da alimentação saudável e a temática do bullying. 





   As sessões foram consideradas muito interessantes e motivadoras na promoção do livro e da leitura, onde docentes e alunos participaram com entusiasmo, interagindo ativamente.

Dia mundial do livro

    Hoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro. Foi uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, ciência e Cultura (UNESCO). Esta data está relacionada com nomes como Cervantes e Shakespeare, que desapareceram nesse dia.
Para assinalar este dia, a biblioteca deixa um testemunho:
    George R. R. Martin, o autor das "Crónicas de gelo e fogo", de visita a Portugal, numa entrevista ao jornal "I", referiu:
   "Cresci em Bayou, Nova Jérsia, e a minha família não tinha muito dinheiro. Nem sequer tínhamos carro e nunca íamos a lado nenhum. A minha escola ficava a cinco ruas de distância de casa e, por isso, o meu mundo resumia-se a cinco quarteirões. Mas ia a outros sítios na minha cabeça. Lia muito sobre Xangai, o Império Romano, África, sítios imaginários como a Terra Média de Tolkien. O mundo da imaginação é enorme e leva-nos a toda a parte e eu gosto disso!"
  

Feira do livro da Biblioteca da EB1 da Igreja - Paços de Brandão

Hoje, dia 23 de Abril, inicia-se a Feira do Livro na biblioteca da EB1 da Igreja de Paços de Brandão.
Colaborem e participem!!!

Dia da Internet Segura no 1º ciclo



   Integrada na comemoração do Dia da internet Segura, decorreram várias sessões nas bibliotecas das EB1 de Paços de Brandão, Lamas 3 e S. Paio de Oleiros, durante o mês de fevereiro.
   A atividade foi realizada, tendo como suporte o site http://www.seguranet.pt/ e teve por finalidade impulsionar o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação e incentivar o uso educativo da Internet, mas alertando para os perigos dessa utilização.
   Todos os alunos participaram de forma entusiástica, demonstrando grande interesse e motivação!




Estafeta de contos na EB1 da Igreja - Paços de Brandão


   Dando seguimento à atividade "Estafetas de Contos” promovido pela Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares, os professores bibliotecários de Argoncilhe apresentaram dois contos: "O Grufalão" de Alex Sheffler e "O Cuquedo" de Clara Cunha no passado dia 16 de março, a todos os alunos da EB1 da Igreja, Paços de Brandão.
Os professores de Argoncilhe contam histórias


    Nesta atividade, a comunidade escolar participou, com alegria, interagindo ativamente com os contadores, tendo sido uma sessão na hora do conto muito motivadora na promoção do livro e da leitura!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase









Ontem, dia 11 de Abril, decorreu em Ílhavo a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo PNL e RBE, em que participaram três alunas da nossa escola: A Marina do 7ºE, a Eliana do 8ºA e a Cristina do 9ºB.

Estas alunas tiveram que ler, previamente, duas obras - "Viagem à roda do meu nome" e "A invenção de Hugo Cabret" - e realizar uma prova escrita, juntamente com mais de 200 alunos das escolas do distrito de Aveiro. Brevemente esta iniciativa será transmitida pela RTP.

Foi, sem dúvida, uma experiência interessante e enriquecedora!

Um total de 223 alunos concorrentes (56 escolas envolvidas) prestaram provas escritas, tendo sido selecionados 6 alunos de nada nível de ensino. Posteriormente, cada um dos alunos finalistas prestou uma prova oral que incluia a leitura de um excerto de um dos livros selecionados, uma resposta de argumentação e a declamação e uma quadra original.

As escolas vencedoras foram:

3º ciclo:
- 1º lugar: Escola secundária de Arouca
- 2º lugar: Escola secundária de Santa Maria da Feira

- 3º lugar: EB 2,3 de S. João da Madeira
- 4º lugar: EB 2,3 Ferreira da Silva, Couto de Cucujães
- 5º lugar: EB 2,3 Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira
- 6º lugar: Escola secundária João da Silva Correia, S. João da Madeira


Secundário:
- 1º lugar: Escola secundária Dr. Manuel Laranjeira, Espinho
- 2º lugar: Escola secundária de Arouca
- 3º lugar: Escola secundária de Vale de Cambra
- 4º lugar: Escola secundária Dr. Manuel Laranjeira , Espinho
- 5º lugar: Escola secundária de Esmoriz
- 6º lugar: Escola secundária de Santa Maria da Feira

Os dois alunos classificados em 1º lugar irão a Lisboa participar na fase final, no próximo mês de maio.