segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher

      Hoje, dia 26 de novembro, assinalou-se, na Biblioteca, o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11). Para isso, estiveram presentes 3 agentes da GNR, que falaram sobre o tema e esclareceram os alunos (do CEF-Jardinagem e 9ºA) sobre os direitos e deveres dos cidadãos e do modo de agir no caso de conhecerem casos concretos de violência doméstica.
Sessão com o 9ºA e CEF-Jardinagem

Sessão com o 9ºA e CEF-Jardinagem

Dia Internacional da Cultura científica

    Dia 23 de novembro a nossa Biblioteca assinalou o Dia Internacional da Cultura Científica (dia 24/11), com diversas atividades, em articulação com o subdepartamento de Físico-Química.
   Para isso, os alunos realizaram trabalhos sobre cientistas famosos que estiveram expostos na Biblioteca, juntamente com um conjunto de livros alusivos ao tema. 
    O 7ºA veio, ainda, assistir a uma sessão, acompanhados das professoras de Físico-Química e Ciências Naturais, onde se falou de Galileu e se "viajou" até aos tempos modernos. Falou-se de Galáxias, Estrelas, Planetas, Luas,.... Finalizou-se com a leitura do livro "Os piratas das ilhas da bruma".





Visitas `Biblioteca Municipal

"Mito móvel - Histórias de princípios"
         No dia 22 de novembro 2 turmas do nosso Agrupamento (4º ano da EB1 de Santo António - Rio Meão e 5ºE, da EB 2,3 de Paços de Brandão) foram à Biblioteca Municipal, assistir e participar nesta atividade:

        "Tudo o que existe há-de ter existido uma vez, pela primeira vez. Os mitos são histórias do fundo dos tempos que nos levam até ao início das coisas, da noite, do sonho, da primavera e do outono, do desenho, da perda, da voz dos vales... são histórias que trazemos em nós, mesmo que ainda não as saibamos.
       
Neste acontecimento teatral uma escultura é mito móvel pois contém em si a substância para contar estas histórias e viaja pela mão de uma contadora. É no território entre a luz e a sombra, entre o antigo e o actual que se desvendam ao público as "histórias de princípios", símbolos fortes do nosso imaginário, ora trágicos ora alegres, sempre poéticos e intemporais."

      
A acompanhar o acontecimento teatral, decorreu uma actividade oficinal que proporcionou aos alunos uma experiência ativa à volta do tema "Princípios". A escrita e as artes plásticas  levaram à construção de uma pequeníssima história para um mini móvel.
            Aqui ficam registados alguns desses momentos:
Sessão com o 4º ano

Sessão com o 4º ano

Sessão com o 5ºE

Sessão com o 5ºE

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sessões sobre Distúrbios alimentares e Violência escolar

     Nos dias 15, 19, 20 e 21 de novembro decorreram na biblioteca sessões sobre "Distúrbios alimentares" e "Violência escolar", para as turmas do 5º, 7º e 8º ano, dinamizadas pelo PESES e orientadas pela enfermeira Márcia da Unidade de Saúde Pública de Santa Maria da Feira/Arouca. Algumas dessas sessões contaram com a participação de 2 agentes da GNR, que deram alguns conselhos, muito úteis, aos alunos.
     Os alunos, que estiveram sempre interessados e participativos, também tomaram conhecimento de alguns livros, existentes na biblioteca, que abordam essas temáticas.
      Aqui ficaram registados alguns desses momentos!

Sessões com o 5ºD e 5ºB

Concurso Nacional de Leitura


     Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, para todos os alunos do 3º ciclo.
     Este ano, a RBESMF (Rede de Bibliotecas Escolares de Santa Maria da Feira) escolheu a obra de Jorge Amado "O gato Malhado e a andorinha Sinhá".
     Requisita na Biblioteca a obra de Jorge Amado - "O gato malhado e a andorinha Sinhá" e descobre esta encantadora "História de amor"... que continua muito atual... 
     Depois inscreve-te no Concurso Nacionalde Leitura, e, numa prona online, testa a tua capacidade de leitura, compreensão e interpretação desta obra. Os três alunos apurados a nível de escola, participarão na fase distrital e, ainda, poderão chegar à fase final, em Lisboa!


ACEITA ESTE DESAFIO!
MERGULHA NESTA BELÍSSIMA FÁBULA!
PARTICIPA NESTE CONCURSO!


Nota: O Regulamento do Concurso Nacional de Leitura 2012/2013, encontra-se disponível para consulta na Biblioteca.
 


sábado, 17 de novembro de 2012

Bela história de Halloween, em Inglês



     Os alunos do 9º ano, inventaram uma história, alusiva ao Halloween, em inglês.
Para que todos a possamos ler, aqui está ela!